O senador Álvaro Dias (Podemos) do Paraná, disse nesta quarta-feira (02), em Campina Grande, que com o fim do ‘foro privilegiado’ quem está pensando entrar na política para enriquecer irá pra cadeia. O senador é autor da proposta de emenda constitucional (PEC) que extingue o foro especial por prerrogativa de função para autoridades federais, mais conhecido como foro privilegiado, a PEC 10/2013.
A proposta acaba com o foro privilegiado em caso de crimes comuns para deputados, senadores, ministros de estado, governadores, ministros de tribunais superiores, desembargadores, embaixadores, comandantes militares, integrantes de tribunais regionais federais, juízes federais, membros do Ministério Público, procurador-geral da República e membros dos conselhos de Justiça e do Ministério Público.
“Precisamos convencer os brasileiros que, quem quer se enriquecer não deve vir para a política, pois quem quer se enriquecer na política vai pra cadeia; é o que está acontecendo agora, e nós esperamos que isso continue”, afirmou.
O senador paranaense também criticou o sistema partidário brasileiro. “Nós não temos partidos, nos temos siglas partidárias para registros de candidaturas”, justificou, que esse foi o motivo de ele ter mudado de legenda várias vezes a procura de um partido de verdade.
O presidenciável avaliou o governo do presidente Michel Temer: “em relação ao atual governo, é uma lastima. É um governo enredado na corrupção, ao entorno do presidente é absolutamente contaminado; são ministros denunciados, e não foram ainda julgados em função do foro privilegiado, alguns que foram ministros já estão na cadeia a exemplo de Geddel Vieira e Henrique Eduardo Alves”, declarou.
O pré-candidato a Presidência da República está na Paraíba para participar de debates com empresários de Campina Grande e João Pessoa.