Eleições

Pesquisa Método Consultoria/ Jornal Correio, aponta Maranhão em primeiro e Lucélio tecnicamente empatado com João

Pesquisa de intenção de voto estimulada para o Governo da Paraíba, nas eleições deste ano, realizada pela Método Pesquisa e Consultoria e contratada pelo Jornal CORREIO da Paraíba, revela a liderança do candidato da Coligação ‘Porque o Povo Quer’, José Maranhão (MDB), com 32,7% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de agosto e 31 de agosto e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PB-03418/2018.

Em segundo lugar, aparece o candidato da Coligação ‘Força da Esperança’, Lucélio Cartaxo (PV), com 17,5%, seguido de João Azevedo (PSB) da Coligação ‘A Força do Trabalho’ com 14,6%. Tárcio Teixeira do Psol aparece com 1,1% e Rama Dantas, PSTU, com 0,4% das intenções de voto. Indecisos somaram 15,6% e brancos/nulos, 18,1%.

Espontânea. Quando a questão sobre as intenções de voto para governador é feita de forma espontânea Maranhão também aparece em primeiro lugar com 12,6%. Na espontânea o emedebista aparece seguido por João Azevêdo, com 9,2% das intenções de voto. Em terceiro lugar vem Lucélio Cartaxo, com 8%. Rama Dantas e Tárcio Teixeira aparecem empatados na espontânea com 0,1%. Citaram outro nome 1,4%. Brancos e Nulos somam 12,9% e Indecisos, 55,8%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa quantitativa foi realizada em 60 municípios da Paraíba, de 28 a 31 de agosto de 2018, sendo aplicados 1.100 questionários no Estado. A margem de erro é de 3%, com intervalo de confiança de 95%. O primeiro turno das Eleições 2018 será realizado dia 7 de outubro deste ano.

Saiba quem são os candidatos com maior índice de rejeição

A pesquisa de intenção de voto realizada pela Método Pesquisa e Consultoria e contratada pelo Jornal CORREIO da Paraíba também avaliou o índice de rejeição dos candidatos. Foi perguntado ao eleitor em quem ele não votaria de jeito nenhum nessa eleição.

Para o Governo do Estado, os postulante mais rejeitados são Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL), que ficaram empatados com 51,2%. Em segundo lugar com maior índice de rejeição aparece João Azevêdo (PSB), com 43%. Em seguida ficaram José Maranhão (MDB), com 42,5%, o que revela um empate técnico com o socialista. Lucélio Cartaxo (PV) ficou com 40,9%.

Com relação aos candidatos ao Senado Federal, Roberto Paulino (MDB) obteve o maior índice de rejeição ficando com 46,9%. Cássio Cunha Lima (PSDB) e Nivaldo Mangueira aparecem empatados com 46,5%, seguidos por Veneziano Vital do Rêgo (PSB), com 46,3%; Luiz Couto (PT), com 45,7%; Professor Nelson Junior (PSOL), com 43,7%; e, Daniella Ribeiro (Progressistas), com 41,9%.

Portal Correio